Processando

Área do Participante

Destaques

Declaração de IR - Ano base 2019

Postado em: 28/02/2020

Imagem interna

Declaração de Imposto de Renda - Ano base 2019  

A Declaração de IR de 2019 acontece de 02 de Março até o dia 30 de Abril, com suas informações de renda, investimentos, patrimônio etc. Veja como declarar as informações do seu Plano de Previdência Vikingprev.

Contribuições Voluntárias

Caso sua declaração seja no modelo completo, o informe das contribuições realizadas em 2019 está disponível na Área Restrita do Participante através do menu “Informe IR”. Estes valores referem-se ao somatório das contribuições mensais via desconto em folha de pagamento e/ou realizadas via depósito ou débito em conta bancária. As contribuições realizadas em folha de pagamento constam no informe de rendimentos entregue pela empresa e estão descritas no item: 3.3 do Comprovante de Rendimentos Pagos e de Retenção de Imposto de Renda na Fonte.

Atenção: Caso você tenha realizado alguma contribuição via depósito ou com débito em conta bancária ao longo do ano, desconsidere o informe fornecido pela empresa e utilize exclusivamente o demonstrativo disponibilizado pela Vikingprev para não declarar valores em duplicidade.  

Como Declarar:  

  • Campo: Pagamentos Efetuados, sob o título “Previdência Complementar – código 36”
  • Razão social: Vikingprev Sociedade de Previdência Privada
  • CNPJ: 00.158.783/0001-36  

Informações Importantes:  

  • Informe apenas contribuições realizadas em 2019.
  • As contribuições da Patrocinadora em seu nome não podem ser informadas.
  • A taxa de administração paga pelos Autopatrocinados não devem ser somadas ao total de contribuições;
  • O saldo total não precisa ser informado como patrimônio.    

Fique Atento:  

  • As contribuições realizadas para plano de previdência reduzem o imposto de renda pago anualmente, pois estes valores são deduzidos da base de cálculo do IR, até o limite que corresponde a 12% da renda anual bruta (para declaração no modelo completo). É importante se planejar para se beneficiar ao longo de todo o ano.
  • A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo será correspondente a 20% do imposto devido.
  • Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições do IR, se tiverem direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes têm prioridade.
  • Em caso de preenchimento do modelo simplificado de declaração, não há necessidade de informar as contribuições para o plano. Pois, neste caso, as deduções relativas à previdência privada fazem parte do desconto-padrão de 20%.  

Assistidos (Aposentados e Pensionistas)  

Quem recebe benefício de aposentadoria ou pensão por morte pelo Plano Vikingprev deverá declarar os valores recebidos em 2019.  O Informe foi encaminhando no e-mail cadastrado na Vikingprev  

Quem resgatou o saldo da Vikingprev no último exercício

Os informes de rendimentos estarão disponíveis naÁrea Restrita do Participante através do menu “Informe IR”  

Como declarar os resgates efetuados no último exercício  

Tabela Progressiva do Imposto de Renda: Os valores resgatados e tributados, que constarem no Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto sobre a Renda Retido na Fonte emitido pela Entidade de Previdência, serão informados na Declaração de Ajuste Anual / Quadro Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica.  

Tabela Regressiva do Imposto de Renda: Os valores resgatados e tributados que constarem no Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva (Rendimento Líquido) emitido pela Entidade de Previdência, serão informados Declaração de Ajuste Anual / Quadro Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva.

Estamos à disposição.

Outros destaques

Voltar