Processando

Área do Participante

Bolso e Futuro

Bolso e Futuro é um programa de Educação Financeira e Previdenciária da Vikingprev.

O objetivo é disseminar conhecimento e orientar os participantes sobre a importância de um planejamento financeiro e previdenciário.

Artigos

Resultado dos Investimentos - Março 2020

Nota explicativa

Postado em: 17/04/2020

Imagem interna

O mês de Março foi certamente o pior mês para o mercado financeiro desde a década de 1990. As preocupações com os impactos da evolução da pandemia provocada pelo coronavírus, que já havia impactado o resultado dos investimentos no final do mês de fevereiro, geraram muitas incertezas sobre a economia mundial e foram as grandes vilãs do mês de Março. O Ibovespa, indicador de desempenho médio das cotações das ações negociadas na bolsa brasileira despencou 29,9%, após ter registrado em seu pior momento 45% de queda, o pior mês em 22 anos.

Na Vikingprev os resultados não foram diferentes, sendo o mês de Março o pior mês desde o início de suas atividades em seus mais de 25 anos, com retorno negativo de -5,43% na carteira de acumulação e rendas temporárias. Anteriormente, o pior resultado havia sido em outubro de 2008, em “plena crise do subprime”- crise imobiliária, quando o resultado foi negativo em -3,58%.

Daquele momento até dezembro de 2019, passamos, entre outras crises menores, pela crise europeia em 2009/2010 e a forte recessão econômica no Brasil entre 2014/2017 e, neste mesmo período, nossa carteira acumulou um retorno aproximado de 245%, contra 84,09% do INPC, 104% da poupança, 185,49% do CDI e 210% do meta atuarial. Esse resultado só foi possível com a nossa estratégia de investimentos de longo-prazo, retratada na Política de Investimentos, característica de planos de previdência.

Rentabilidade da carteira x outros índices - acumulado Nov/2008 a Dez/2019

Com o suporte da nossa Consultoria de Investimentos (Mercer) e com o expertise dos nossos gestores de investimentos, seguiremos nossa estratégia de longo-prazo com diversificação dos investimentos, monitorando o mercado, os riscos e realizando os ajustes na nossa Política de Investimento sempre e quando necessário.

A seguir, disponibilizamos dois conteúdos da Consultoria Mercer, acreditamos que eles trarão com linguagem didática, um bom panorama do mercado no mês Março e o esclarecimento, de forma genérica, de possíveis dúvidas dos participantes de planos de previdência como a Vikingprev.

         

Rentabilidade da carteira x outros índices - acumulado nos últimos períodos

Nossa equipe está à disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas.

Att. Vikingprev