Processando

Área do Participante

Bolso e Futuro

Bolso e Futuro é um programa de Educação Financeira e Previdenciária da Vikingprev.

O objetivo é disseminar conhecimento e orientar os participantes sobre a importância de um planejamento financeiro e previdenciário.

Publicações

Contribuições Voluntárias

Postado em: 30/10/2019

Imagem interna

Você sabia que pode ter vantagens na declaração de Imposto de Renda fazendo aportes para o Plano?                    

O benefício fiscal é para quem faz contribuições no Plano Fechado ou PGBL e para quem entrega a declaração de IR pelo modelo completo.

Quem fizer contribuições até dezembro pode abater uma parte do valor investido da base de cálculo do IR. A vantagem é reduzir a quantia a pagar ao Leão ou engordar o valor da restituição.

O ideal, claro, não é deixar para pensar nisso apenas em dezembro, e sim planejar os aportes ao longo de cada ano.

Para ter direito à dedução, é preciso seguir algumas regras. A principal delas é que há um limite para o desconto: 12% da renda bruta anual tributável. Por exemplo, caso os rendimentos tributáveis somem R$ 100 mil, o montante a ser deduzido é de até R$ 12 mil.

Além do salário anual, devem ser considerados outros ganhos ao longo do ano, entre eles, bônus, aluguel de imóveis, pensão e aposentadoria recebidas do INSS. Lembrando que algumas receitas extras, como 13º salário e uma eventual PLR (Participação nos Lucros e Resultados) da empresa não fazem parte da lista, pois são rendimentos tributados na fonte.

Portanto, realizando as contribuições para o Plano, você faz sua reserva para a aposentadoria e ainda pode se beneficiar na declaração de seu Imposto de Renda.

Equipe Vikingprev.